top of page

Empoderamento racial - porque o preconceito está totalmente fora de moda!

O empoderamento serve tanto para si próprio, como para um todo, é uma forma de enfrentar qualquer tipo de preconceito, não apenas o racial, mas também o homofônico, o sexista, entre outros, para que, assim, ocorra uma sociedade mais justa e igualitária.


Não é de hoje que vemos a população negra ser vitima de preconceito, ser tratada de forma diferenciada, com poucos privilégios, tendo que lutar muito para conseguir seus direitos, enquanto brancos tem garantia legitima. Outro fato relevante é a estética - suas características como boca, nariz, cabelo, cor, nem sempre são vistos como referencia de beleza.


A estética branca é exposta como padrão, o que influencia muitos jovens a terem vergonha de suas origens e buscarem por mudanças, para tentarem, assim, ser aceitos ou inclusos em uma sociedade que dita o que é padrão de beleza, o que deve ser seguido ou não.




Podemos citar como um ponto de referência sobre o empoderamento racial a chamada geração tombamento, que é um movimento estético urbano que busca o fortalecimento e autoestima dos jovens negros. A expressão tombamento se une ao empoderamento, com isso surgiram várias outras expressões usadas para definir a palavra tombar - gírias como “lacrar”, “arrasar”, “divar”.


O empoderamento racial vem para romper com a estrutura racista presente em nossa sociedade, trazendo características do negro como referencia de beleza sim, trazendo autoestima e autoconfiança, mostrando que independentemente da cor, da orientação sexual, da religião todos devem respeitar a diversidade presente em nossa sociedade.


Em nosso editorial buscamos evidenciar características únicas de cada um, usamos peças e acessórios que estão sendo tendência atualmente, como as chokers, os coturnos, maxi casaco, saia com fenda, macacão jeans e vestido longo.



Na parte estética, apostamos em uma maquiagem bem neutra para destacar a beleza natural de cada um. Exploramos os cabelos das meninas, mostrando que elas não só os aceitam, mas tem orgulho de dar destaque a eles!




Nesse movimento, para encerrar, deixamos um pequeno pensamento do escritor Frederico Elboni:


“Menina, deixa o seu cabelo falar por você, que é tão linda. Cabelo de roda-gigante, que balança com o vento, brilha, chama atenção para o parque. Esquece o que dizem, eles não sabem em a alegria que você traz consigo”.


Prazer, somos parte da turma de Tendência de Moda!

bottom of page