A profissão Coolhunter (Pesquisador de Tendências)
- Eduardo Fischer e Gabriéli Siqueira
- 31 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Hey pessoal!!! Esperamos que vocês estejam acompanhado tudinho que vem rolando por aqui nos últimos posts.
Hoje nós temos uma questão super bacana: vocês conhecem a profissão Coolhunting ou o profissional Coolhunter? Então se liga aqui pra entender e ficar por dentro desse universo cool e dessa profissão que vem tomando conta das ruas e da sociedade.

Coolhunthing é um termo originado do marketing, surgido em meados dos anos 90, cuja atribuição primordial se dá pela observação das pessoas e do mundo, afim de definir novas tendências.
O Coolhunter é o profissional pesquisador, que busca movimentos relevantes em diferentes segmentos sociais, como moda, música ou gastronomia, por exemplo.
Ele busca entender o espirito do tempo a partir de sinais, tais como manifestações, catástrofes ou os mais variados eventos, analisando minunciosamente cada detalhe e usando essa combinação de dados para prever comportamentos e trazer inovações para marcas e empreendimentos. Esse profissional tem, literalmente, a tarefa de “caçar” o que está prestes a virar uma febre antes que todos percebam:
Os Coolhunters devem ser contemporâneos, mas não modernos, ter interesse não só pelos achados de sua época, mas também pelo que está por vir (RIEZU, 2011. p. 25).
No que tange à área da moda, ele é o profissional responsável por passar uma previsão do que estará em alta nas passarelas e nas ruas. Todo meio de pesquisa para um Coolhunter é válido, desde um assunto mobilizador ou uma conversa qualquer. É preciso ter muito conhecimento e senso de observação.

A partir dessas evidencias chega-se às macrotendências, ou seja, tendências comportamentais, que podem dar origem às microtendências, traduzidas ,então, através de shapes, cores, estampas, etc.
Então é isso pessoal, esperamos que o post tenha acrescentado algo a mais no conhecimento de vocês e, principalmente, que tenham gostado de conhecer um pouquinho sobre essa profissão!
Abraços, e até o próximo post!
Comments