top of page

o que é Macrotendência e Mirotendência?

Você já deve ter ouvido falar a respeito de macrotendência e microtendência, mas será que entendeu realmente o que esses termos significam? Pensando nisso, queremos compartilhar, neste post, alguns conceitos principais:


Macrotendências são grandes movimentos que influenciam a sociedade, a cultura, o consumo, por um período de tempo mais longo. Com duração de aproximadamente 10 anos, essas manifestações, posteriormente, refletem não só na moda como em outros tantos movimentos artísticos, musicais, além da literatura, arquitetura, entre outros.


Segundo Massonier (2008), macrotendências são fenômenos que designam determinadas trajetórias de transformação dentro das sociedades. Como exemplos de macrotendências atuais podemos citar a tecnologia, a sustentabilidade, a cultura compartilhada, o novo velho, o movimento feminista, o sem gênero, temas bastante enfatizados por grandes agências de pesquisas comportamentais, como WGSN e UseFashion. Para Massonier (2008, p. 27):

A sociedade é um corpo vivo, em constante movimento, passando por correntes que se sobrepõem. Portanto, um ponto chave em observação das tendências é limitar-se a testemunhar sem pretender descobrir uma uniformidade entre elas, sabendo que sempre vai haver, de forma simultânea, algumas que se contrapõem a outras.


Já as microtendências são elementos extraídos das macrotendências, e que podem ser aplicados no mundo da moda ou em qualquer outra área, mas de uma forma mais especifica. A microtendência tem uma duração mais breve, de no máximo 5 anos, e não gera grandes impactos sociais, mas atua de forma mais efetiva no nosso dia a dia, impactando o consumo e a cultura.


Atualmente, na moda, podemos citar como exemplos de microtendências as calças pantacourt, o metalizado, o mule, a meia arrastão, as jaquetas bomber, o veludo e por aí vai.




Resumindo, macrotendências podem ser compreendidas como mudanças de comportamento que geram grande impacto na sociedade, enquanto as microtendências são mudanças que exercem influência sobre a sociedade no dia a dia.


Gostaram das dicas de hoje, pessoal? Então não percam os próximos posts, onde alguns exemplos relacionados aos conceitos de hoje serão aprofundados. Fiquem ligados!




MASSONIER, Veronica. Tendências de mercado: están pasado cosas. Buenos Aires: Granica, 2008.



Prazer, somos parte da turma de Tendência de Moda!

bottom of page