Pesquisa de tendências: O que é e como funciona?
Você já parou para pensar em como reage às novidades do mundo da moda? E você sabe por que, diante dessas novidades, é despertado um desejo de consumo em você, de pouco em pouco tempo, durante toda sua vida?
Pois então, este desejo está diretamente relacionado às tendências de moda. Mas afinal, você sabe mesmo o que são essas tendências?
Elas nada mais são do que previsões quanto ao uso de alguma roupa, tecido, cor, sapato, acessório, enfim, em um determinado período de tempo.
Mas é importante saber, que por trás de cada uma delas, existe uma série de análises, como por exemplo, pesquisas de consumo, análise de valores sociais, de criações inovadoras ou até mesmo de releituras de quadros históricos. O objetivo do uso de determinadas cores, texturas, estampas, etc, influenciado por uma tendência, é causar um desejo, impressionando os sentidos das pessoas, induzindo as mesmas a sentirem emoções que as façam adquirir tal produto:
Nessa lógica, o indicativo de finitude considera que as tendências são classificadas por ciclos. Compreendemos por ciclo de vida das tendências as correntes de acontecimentos que exercem considerável influência em determinados contextos e que perdem sua força num dado momento, sendo substituída por um novo fluxo. Paralelo à ideia de temporalidade está o conceito de zeitgeist, força maior que abrange o grau de vigência desses fenômenos (ZANETTINI, 2012, p. 33).
Como exemplo do surgimento de uma tendência, podemos citar a escolha da “cor do ano” que é definida pela Pantone (empresa conhecida por seu sistema de cores), onde as cores não são selecionadas por acaso e, sim, são escolhas carregadas de pesquisas e embasamentos teóricos definidos a partir do comportamento humano. E é nesse ponto que apresentamos para vocês a aplicação da macrotendência na moda, que está por trás da identificação de oportunidades para criação de novos produtos que influenciam as pessoas a comprarem.
Ou seja, as macrotendências são refletidas nas microtendências, como o verde deste ano – o Greenery - que representa a reconexão que buscamos com a natureza, partindo, por exemplo, de uma tendência comportamental que reflete a necessidade de nos relacionarmos com ela de forma mais visceral, compreendendo um momento de grande mudança no que tange à nossa relação com o meio ambiente (fiquem ligados, pois essa macrotendência será aprofundada no post das colegas Evelyn e Vanessa).
Perceberam o quanto é interessante analisarmos o motivo pelo qual consumimos e usamos determinados produtos?
É incrível como podemos passar uma série de conhecimentos e informações do que acontece ao nosso redor, tudo através da moda, não é mesmo?!